Artigo: O acesso do Comercial em pouco mais de 5h na Federação Paulista de Futebol (FPF)

21-10-2010 22:07

Presidente Rangel Scandiuzzi na cadeira destinada ao Votoraty. Foto: JF Pimenta/A CidadeForam horas, dias e semanas me dedicando para tentar decifrar o mistério da Série A2. Quem tinha direito e quem não tinha. Quem iria disputar e quem ficaria fora. Contatos pra lá e pra cá. Votoraty, Osvaldo Cruz, Penapolense, Palmeiras-B, Marco Polo Del Nero, Reinaldo Carneiro Bastos... Aos poucos as dúvidas foram embora. E, no último dia, uma afirmação do Corcione, assessor da presidência do Palmeiras, fez com que os comercialinos jogassem tudo para o alto: o time B do Verdão disputaria a A2.

Confesso que fui a São Paulo descrente de obter uma boa notícia para o Comercial. Existia, porém, uma luz no fim do túnel e o acesso do Bafo foi decidido em pouco mais de cinco horas. Cheguei na Federação Paulista de Futebol (FPF) ao lado do repórter fotográfico JF Pimenta por volta das 14h. A missão, em nome do jornal A Cidade, era desvendar todos os mistérios da Série A2. E o primeiro dirigente que vi foi Rodolfo Kussarev, presidente do Red Bull. Logo, a sala de espera do terceiro andar da FPF começou a ficar tomada por dirigentes e jornalistas. Neste meio tempo, tive um longo Repórter Rafael Gonçalves na sala do Conselho Técnico. Foto: JF Pimenta/A Cidadepapo com Vicente da Rocha Filho, o Tim, atual gerente de futebol do Atlético Sorocaba. Senti que o cara, realmente, gosta do Comercial e tem vontade de ajudar o clube.

Eis que encontro Rangel Scandiuzzi e Nelson Lacerda. Mais animados que dupla sertaneja em dia de bailão. Demoraram, mas chegaram. Estavam reunidos com o presidente da FPF, Marco Polo Del Nero, durante o almoço. Entrei na sala que aconteceria o Conselho Técnico e fui correndo procurar as placas de Palmeiras-B e Votoraty. Estavam todas lá. Encarei Scandiuzzi. Fiquei, por segundos, olhando a expressão do presidente e tentando decifrar o que poderia acontecer naquela reunião. Todos diziam a mesma coisa: “Vamos aguardar. Nada está decidido”. Intimei o Marco Polo: “presidente, por favor, qual clube desistiu?”. Ele, em cima do muro: “Até agora, nenhum”. O sorriso de Scandiuzzi, entretanto, não negava. Eu nunca vi o presidente do Comercial tão contente.

Os diretores entraram na sala do Conselho de uma vez e a reunião começou às 15h09. Representante do Votoraty, porém, nenhum. Nosso fotógrafo, JF Pimenta foi liberado para fazer as últimas imagens antes da reunião. E Scandiuzzi já estava lá, sentado na cadeira que pertencia ao Votoraty. Ali tive a certeza: o Comercial está na Série A2.

Repórter Rafael Gonçalves e repórter fotográfico JF Pimenta na FPFRepresentante do Palmeiras-B, o ex-jogador César Maluco deixava a reunião diversas vezes. Motivo: não tinha direto a voto por falta de um documento. Mas o Verdinho estava garantido na Série A2. Informação que era bom, nada, né, Maluco?

Encontrei uma mesa e instalei meu LapTop. Eu estava a um metro da porta da sala da aguardada reunião. Ninguém saia e, nos corredores, o assunto era um só: a desistência do Votoraty e o acesso do Comercial. O Conselho Técnico acabou por volta das 16h30. Nelson Lacerda foi o primeiro a sair e, ainda 'tímido', soltou: “Subimos. Estamos na A2. Avisa que amanhã tem festa”. Faltava descobrir o motivo da desistência do Votoraty. Del Nero saiu pela tangente, escapou... O gestor comercialino saiu falando em parceria, festejou...  Cederá o estádio Palma Travassos para que o Olé Brasil mande os seus jogos. Claro que, por trás disso, muita coisa rolou. Rangel e Lacerda voltaram para Ribeirão Preto em clima de Carnaval. JF Pimenta e eu, com o sentimento de dever cumprido. E, Série A3, nunca mais (leia-se Come e Fogo)!

 

*Por Rafael Gonçalves

Voltar

Procurar no site

DataGonça Search | Rafael Gonçalves - Jornalista Esportivo - MTb. 44929 | Ribeirão Preto - São Paulo - Brasil © 2010 Todos os direitos reservados.